Kalemba (Wegue Wegue) - Rewatered by Rasos/Flashed by Toke, over a Buraka Som Sistema original
Publicada por O Toke É Esse à(s) 05:34 0 comentários
Kalemba (Wegue Wegue) - Rewatered by Rasos/Flashed by Toke, over a Buraka Som Sistema original
Publicada por O Toke É Esse à(s) 03:13 0 comentários
Tantã Cultural Nº 316
Semanário de informação cultural e lúdica.
Boletim Interno.
28 de Maio a 03 de Junho.
Publicada por O Toke É Esse à(s) 21:30 0 comentários
Festival Angola Tradicional Para o Mundo Iª Edição
Homenagem à música angolana.
Sábado, dia 06 de Junho, 2009.
Nas instalações da ex-Mission e Pepsi-cola.
No bairro dos Coqueiros... em Luanda!
Publicada por O Toke É Esse à(s) 10:45 0 comentários
Tantã Cultural – Semanário cultural da da Total E&P Angola.
Tantã expresso
07.05, quinta-feira, 2009
______________________
Agenda
Dia 7, quinta-feira:
18h00, União dos Escritores Angolanos: Lançamento, com a chancela da Editorial Nzila, do romance “Duas mulheres, Quatro amores e uma Guerra Civil”, livro de estreia do jornalista e farmacêutico brasileiro Jailton Batista.
“Assumindo a visão das duas protagonistas, o autor constrói uma narrativa em que ressalta o absurdo de uma guerra fratricida ...” – lê-se, numa nota da editora.
18h30, hotel Trópico: A Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA) lança o livro "Colecção ENSA-Arte".
De acordo com um documento da ENSA, a obra tem carácter didáctico e foi concebida com a pretensão de tornar acessível um acervo de obras de arte angolana que a seguradora adquiriu ao longo de 17 anos.
19h00, Cine Nacional Teatro "Chá de Caxinde": “Quinta da Poesia”, organizada pelo movimento Lev’Arte.
Infoline: 927 00 17 80
19h30, Casa 70: Programa que se repete nos dias 8 e 9, jantares seguidos de “SHOWS DE SIMONE”, uma das vozes femininas “clássicas” do Brasil.
20h00, Cine Tropical (Avenida Lenine): O grupo de dança sul-coreano “Last for One” realiza um espectáculo de break dance “B-Boy”, com duas horas e meia de duração, no âmbito da tournée “Um Sonho 2009”.
Dia 8, sexta-feira:
20h00, Restaurante Sombra (Kinaxixi): “Sexta da Poesia e Karaoke”, com o movimento Lev’Arte.
Infoline: 927 00 17 80
Dia 10, domingo:
08h00 – 17h00, Parque da Independência: Patrícia Faria lança, vende e autografa “Baza-Baza”, o seu novo CD.
Na sessão, será igualmente vendida mais uma reedição do CD “Eme kya”, da mesma intérprete.
Dia 11, segunda-feira:
18h00 – 19h00, Rádio LAC (95.5 FM): Programa JAZZLAC, de Jerónimo Belo, vai abrir a luxuosa caixa “Chic Corea Five Trios”, com 6 CDS. Difícil escolha para o nosso amigo jazzmen!
Dia 14, quarta-feira:
19h00 , Cine Tropical (Avenida Lenine): A35° - Angola 35 Graus promove grande jantar/espectáculo de gala, para atribuição dos “Prémios Angola 35 Graus” – uma homenagem à competência e à qualidade técnica dos jovens angolanos com menos de 35 anos. A cerimónia será seguida de espectáculo musical e baile animado pelo DJ Malvado.
Infoline : 921 54 37 34 / 921 54 37 40
Cinema
XI edição do Ciclo de cinema europeu em Luanda
Em saudação ao Dia da Europa - 9 de Maio -, decorre, no Auditório Pepetela (Embaixada de Portugal), a XI edição Ciclo de cinema europeu. Com entradas grátis e duas sessões por dia, às 16 e às 19 horas, de segunda a sexta-feira, o ciclo prolonga-se até ao dia 20 de Maio.
“O Pianista”, de Roman Polanski, filme polaco que abriu o ciclo, poderá ser visto também nesta quinta-feira, dia 7. Amanhã, sexta-feira, será a vez de “Zwaertboek”, de Paul Verhoeven, dos Países Baixos.
Eis os restantes filmes programados:
dia 12, terça-feira, “Concorrência Desleal”, do realizador italiano Ettore Scola;
dia 13, quarta-feira, “Itinerário de Uma Vida”, do francês Claude Lelouch;
dia 14, quinta-feira, “O milagre de Candeal”, filme do espanhol Fernando Trueba;
dia 18, segunda-feira, “Quando o mar sobe”, filme de Yolande Moreau e Gilles Porte, de nacionalidade belga,
dia 19, terça-feira, “O Código da Eternidade”, do Ministério das Relações Exteriores, da Bulgária;
dia 20, quarta-feira, encerramento do Ciclo com “O navio Sueco Götheborg”, de Patrik Axen e Peter Jacobsson.
Na ida ao Ciclo, oportunidade para apreciar, na galeria Camões, do Centro Cultural Português, a exposição fotográfica “DESLOCAÇÕES: 4 PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS”, dos autores portugueses André Cepeda, Edgar Martins, José Carlos Teixeira e Tatiana Macedo.
A DECORRER
FILMES EM EXIBIÇÃO NO CINE PALACE (Belas Shopping)
- X-Men Origens: Wolverine;
- O casamento de Rachel;
- Anjos da Noite: A revolta;
- Religilous: Que o céu nos ajude;
- A Onda;
- Noivas em guerra;
- Warlords: Irmãos de sangue;
- Monstros & Aliens;
- Casamento em dose dupla;
- Velozes e Furiosos.
Chill Out (ilha de Luanda)
Dream Nights - todas as sextas feiras do mês de Maio.
Sexta, 08/05: DJ César & DJ Djeff, à sua disposição para realizarem todos os seus sonhos musicais!
Entre em Curto Circuito todos os Sábados à noite no Chill Out!
Os Dj’s César e Callas prometem dar muitos “Watts” de som aos seus ouvidos!!!
Sábado, 09/05: CC Nights
Especial
Como parte de sua programação cultural para 2009, a Embaixada do Brasil em Luanda realizará, de 11 a 15 de maio, na União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), no Largo Rainha Ginga 29/33 (próximo a Livraria Lello), oficinas de fotografia com o fotógrafo brasileiro João Paulo Barbosa. As oficinas terão por objetivo contribuir com o desenvolvimento da arte da fotografia em Angola e incentivar a criatividade no registro fotográfico do quotidiano. No final do curso, os melhores trabalhos serão ampliados e deverão compor a exposição fotográfica de João Paulo Barbosa, que tem como tema “Paisagens Angolanas e Paisagens Brasileiras”. A exposição será inaugurada a 19 de maio, ás 19h30, na UNAP, e ficará aberta até 22 de maio de 2009.
Para saber mais, envie um mail para bras.secom2@netcabo.co.ao - Sector de Promoção Comercial - Embaixada do Brasil em Luanda.
apk
________________
(00244) 222 67 23 17 ()
(00244) 912 52 15 06 ()
______________________
"O Sonho comanda a Vida."
(A.Gedeão)
Publicada por O Toke É Esse à(s) 00:17 0 comentários
O SINDROMA DO CHINÊS por PEPETELA
O SINDROMA DO CHINÊS por PEPETELA
Luanda - Raramente reparo em anúncio de órgão informativo. Nunca leio os dos jornais e, quando é na Rádio ou na TV, mudo de canal logo que vem a publicidade. Por mim, as empresas que vivem de publicidade iam mais rápido à falência que os bancos da Europa e USA (mas, justiça seja feita, sem os seus gestores receberem os arquimilionários prémios pela façanha de levarem as empresas à falência, privilégio só reservado aos ‘pobrezinhos’ dos banqueiros; por isso há cantos a sonharem ‘montar banca’).
Alguém me chamou a atenção para estranho fenómeno que passava nas páginas de anúncios do oficial Jornal de Angola, fui verificar a veracidade e passo a divulgar. É espantosa a quantidade de anúncios de chineses a declarar ter perdido o passaporte. É aos cinco ou seis por dia. Não se sabe a quantidade de chineses que já penetraram em espaço nacional, estatística no segredo dos deuses chineses (pois não acredito que os deuses angolanos, sempre displicentes, o saibam), por isso é impossível determinar a taxa de perda ou estabelecer a evolução mensal. O curioso é nenhuma outra nacionalidade anunciar no JA a perda de passaporte. Das duas, uma: ou os outros não perdem passaporte ou não acreditam na eficácia da publicidade.
Fiquei então a pensar no estranho fenómeno e fazendo minhas conjecturas. Por que razão os passaportes dos chineses desaparecem com tanta frequência, mais que a dos franceses, senegaleses ou outros estrangeiros? Haverá alguma pemba contra os passaportes chineses? Ou será porque, como eles dormem em quartos de dezoito pessoas por dia, seis a dormir de cada vez em três turnos diários, há algum larápio especializado que vai sempre palmar os documentos na hora do repouso? Se fosse este o caso, o ladrão seria provavelmente chinês.
Outra hipótese é a seguinte: como eles não estão habituados a ter documentos, por todos serem controlados constantemente, usam o passaporte como o maço de cigarros vazio. Usam uma vez, fazem um embrulho e deitam para o lixo. Mas a acontecer isto depois não iriam reclamar, o que afasta a verosimilhança desta hipótese. Continuemos com a especulação.
Pode ser que, uma vez em território angolano, mandem o passaporte para trás e ele é utilizado por um colega de empresa ou um familiar. Seria um gesto patriótico, pois pouparia ao país deles as despesas com a emissão de um novo documento que, bem vistas as coisas, não serve para nada. Pois tenho a convicção que aqui é irrelevante um chinês andar com passaporte ou não. Primeiro, ninguém lhes pede identificação, pois andam aos magotes desindividualizados. Depois, se pedissem, alguém ia distinguir um do outro? Se passa o mesmo que no tempo colonial, os negros eram todos iguais aos olhos colonos. Agora são os chineses.
Por isso, a entrada no país, o funcionário da polícia de fronteiras nem se preocupa em olhar para a chipala do recém-chegado. Num grupo de trinta, todos ao mesmo tempo e trajando de azul, quem vai distinguir quem?
Fica portanto em suspenso a tentativa de descoberta do mistério. Porque desaparecem tantos (e são publicitados) passaportes chineses? À falta de um qualquer Jaime Bunda, seria bom que a nossa polícia tentasse descobrir, usando as tecnologias que se vêem nas series CSI. Mas estou a ser injusto, é evidente que as nossas autoridades policiais afastaram já há muito as sonolências matinais e estão atentas. E até podem ter resolvido o mistério, pois a nossa bófia nunca dorme. Infelizmente, se já descobriram não nos informaram ainda de nada.
E continuamos a nos perguntar, vendo os anúncios se sucederem no JA, por onde andam os passaportes chineses? Voam como os papagaios de papel de Beijing?
Publicada por O Toke É Esse à(s) 06:15 0 comentários
21 de Abril de 2009 - Café LAC - Com Dinho Martins.
Abrir este áudio noutra janela
Café da Manhã
Com José Rodrigues
Cedinho, pelo Maculuso,
nas manhãs de terça-feira,
José Rodrigues serve-nos o
Café da Manhã
nos 95.5 FM da
LAC - Luanda Antena Comercial,
na companhia dos seus convidados que nos privilegiam com as suas reflexões matutinas despertando-nos para a actualidade informativa de Angola.
Tentaremos acompanhar semanalmente, em formato podcast, as entrevistas do director de informação da LAC às mais proeminentes individualidades que ocupam cargos institucionais e não só, do panorama político angolano.
Publicada por O Toke É Esse à(s) 03:17 0 comentários